Minha foto
Larissa Oliveira
Sergipana e professora bilíngue, admira os mais diversos tipos de arte e já teve seu momento Twin Peaks, além de epifania ao ler o romance que dá nome a este blog, A Redoma de Vidro de Sylvia Plath. Este Blog nasceu em 2014 e é dedicado a críticas de filmes, livros, séries e música, sendo que as dos três primeiros contêm spoilers. Boa leitura!

Os Filmes de Pedro Almodóvar

Penélope Cruz em Volver (2006)

Olá , como primeiro conteúdo do meu blog, gostaria que fosse dedicado a um dos meus diretores preferidos : Pedro Almodóvar. Digamos que o que mais gosto nos trabalhos dele é a humanização dos personagens geralmente excluídos ou ridicularizados pela sociedade. Ele consegue fazer você ficar encantado(a) com o entrelaçamento das  cenas que levam a um final inesperado. O diretor também é famoso pela extravagância, como o uso de imagens de cores marcantes e personagens de personalidade muito forte .Ao assistir Volver, por exemplo, percebe-se ao desenrolar da história, a conexão entre duas histórias paralelas. Um filme que retrata o amor materno de uma forma que  a mãe é capaz de tudo por uma filha,  até  mesmo proteger  de um crime. Destaque para a personagem da Penélope Cruz, que mesmo com o peso dos problemas da filha nas costas, teve compaixão ao perdoar os erros da sua mãe. Não tem como assistir a uma obra dele e não se comover.


                                                                    
                        




Outro filme que apresenta um final surpreendente   é '' La Piel que Habito ''. Acredito que esse seja o seu trabalho mais conhecido atualmente. Uma obra diferente da carga melodramática das anteriores, não sei se essa linha mais próxima ao terror continuará nos seus próximos projetos. O filme apresenta o excêntrico cirurgião plástico interpretado por Antonio Bandeiras, que aliás atua em outros filmes do diretor ( ata-me! <3) e o seu personagem neste filme tem conhecimento sobre engenharia genética transformando o suposto estuprador da sua filha em uma mulher como forma de vingança. Ao longo do longa, nota-se que essa história tem como temática muito mais que simplesmente uma vingança; acredito que se trata de transexualidade. Observa-se que mesmo após  ter passado pelo processo de transição, a personagem, agora transformada, interpretada pela belíssima atriz  Elena Anaya (vale a pena conferir  Um quarto em Roma ) é movida aos poucos pelo sentimento de vingança. Você pode até não concordar com a questão transexual, mas se põe no lugar da personagem e até pode se apaixonar pela sua coragem. 

Quizas Quizas Quizas canta  a personagem em  '' La mala Educacíon''   Apesar de concordar que as próprias pessoas trans deveriam interpretar as personagens  —  temos uma trans interpretada por Gael García no filme em homenagem à cantora e atriz espanhola Sara Montiel. A bela performance esconde a infância tenebrosa que o antes, Ignácio teve. O tom crítico se mistura com o passional nesse filme mais do que em qualquer outro da sua filmografia.  Talvez o filme seja uma forma de superar o passado traumático do diretor, talvez seja uma mensagem a setores da sociedade que condenam as minorias.Porém tantos quizas( talvez) não tiram a validade da forma sensível que este diretor retrata a complexidade humana, sendo essa a sua eterna marca.

Elena Anaya em La Piel que Habito (2011)
                                                                












Comentários

Popular no Blog...