Minha foto
Larissa Oliveira
Sergipana e professora bilíngue, admira os mais diversos tipos de arte e já teve seu momento Twin Peaks, além de epifania ao ler o romance que dá nome a este blog, A Redoma de Vidro de Sylvia Plath. Este Blog nasceu em 2014 e é dedicado a críticas de filmes, livros, séries e música, sendo que as dos três primeiros contêm spoilers. Boa leitura!

3 Musas do Rock da década de 90 que ainda preservam seu legado

  
Shirley Manson em 2014


As mulheres vêm revolucionando o rock há várias décadas . Desde o estilo provocante de Cherie Currie da banda The Runaways até a prosa poética  de Patti Smith na década de 70.  Não só no estilo ,mas também nas letras, digamos que os ares dessa revolução foi ultimamente mais forte na década de 90. Algumas dessas artistas ,no entanto, continuam detonando e segurando o bastão de divas do rock que conquistaram.


Shirley Manson

   Líder da banda Garbage há 20 anos,a escocesa Shirley Manson (47) é dona de uma voz distinta e desde o início da banda é reconhecida como ícone fashion. Shirley prova que tem atitude ao revelar seu temperamento forte nas suas letras . E ainda prova isso ao apoiar as mulheres nos vocais de bandas, como citou em entrevista que concedeu para o Festival Planeta Terra : '' [...] Mas, por outro lado, não sou uma radical. Sempre trabalhei com homens nas bandas, sempre tivemos respeito mútuo. Mas é fato que hoje, tristemente, há poucas vozes feministas nos palcos.''
  Algumas faixas da banda já foram utilizadas em filmes como Push it em Segundas Intenções (1999) e também  já foi citada como influência por várias artistas atuais como Taylor Momsen, Hayley williams e Florence Welch . Uma coleção de roupa foi feita em sua homenagem pela estilista Andrea Lieberman, em 2009. A banda teve um hiato em 2005 e retornando em 2012 com o álbum '' Not your kind of people '' ; Shirley ainda demonstra seu lado sombrio com a mesma pegada dos primeiros álbuns do Garbage (recomendo ouvir em especial a faixa Battle in me ). Ainda falando sobre o som da banda , neste ano eles gravaram junto com a ex-vocalista do The Distillers e badass, Brody Dale, um single chamado ''Girls Talk ''. A música é claramente um recado para as mulheres que se deixam influenciar pela sociedade machista    '' [...] Buy into the things they say, you lose your common sense you've everything you need '' . Shirley, portanto , está mais ativa do que nunca e esperamos mais projetos dessa musa em breve . Logo abaixo o vídeo dessa parceria .


  
Courtney Love
Courtney Love em meados dos anos 90

  Mais conhecida por suas polêmicas ,incluindo seu casamento com o falecido rock star Kurt Cobain, Courtney Love (49), tem uma história no rock'n'roll que não foi como desejava, mas ainda assim sua música inspira muitas pessoas. Courtney é aquele tipo de artista que tudo que fez, repercutiu de forma positiva e negativa. Desde a formação de sua banda Hole em 1989, ela já dizia que se não fizesse sucesso antes dos 25, desistiria de tentar. Com seu estilo Kinderwhore, cabelo loiro e batom vermelho forte, ela foi conquistando aos poucos seu lugar no hall do rock .Seu estilo já foi utilizado várias vezes em passarelas e  influenciou artistas como Sky Ferreira e Brooke Candy.
  O segundo álbum do Hole ''Live Through This'' , lançado uma semana após a morte de Kurt , é considerado ainda hoje como um dos melhores álbuns da década de 90. Ele possui letras que retratam temas femininos como aborto, estupro,distúrbio alimentar e a faixa Jennifer's Body foi inspiração para o filme de mesmo nome da diretora Diablo Cody .É também posteriormente a morte dele que ocorre o auge de suas polêmicas, como vários moshs em que acabou perdendo suas roupas nos  shows. Interessante notar que muitos rock stars homens fazem isso desde que o rock é rock,mas quando é uma mulher, ela acaba sendo denegrida. Após esse período dark, Courtney volta com um estilo clean e álbum novo '' Celebrity Skin'', com uma pegada mais pop e vendendo mais de 1 milhão de cópias.Quando tudo parecia okay, com sua carreira como atriz decolando, ela se perde novamente e a banda acaba nos anos 2000.Nessa mesma década tentou carreira solo, que foi quando eu conheci seu som e assim ela se tornou minha artista preferida (vai ter post só para ela sim ).

   Retornando  a banda em 2010 com novos integrantes, '' Nobody's Daughter'' é lançado e traz uma CLove com muita história pra contar mesmo que algumas delas ainda são sobre seu ex-marido. Honey, por exemplo, é sobre o fardo que sua filha Frances carrega com a ausência do pai .Recentemente, uma notícia animou os fãs da banda. Courtney anunciou a retomada da formação antiga da banda e talvez estejam gravando um álbum novo . Fora isso, no seu canal no YouTube, lançou um novo single chamado '' You know my name '' , provando que ainda é aquela bitch que você odiando ou não , não vai esquecê-la ! Confira o vídeo oficial da música abaixo:




Courtney Love no extinto festival SWU (2011)
                                                            

Gwen Stefani

                                     
Da esquerda à direita: Gwen Stefani e Shirley Manson
                                                           

Gwen & Courtney Love.
                                                                  

     Acredito que Gwen Stefani (44) seja entre as três a que tem a carreira mais versátil , sendo que ela já se aventurou pela música  pop e mundo da moda.Quando iniciou sua carreira na banda No Doubt , o estilo de Gwen se tornou tendência entre as adolescentes : coques , calças bags , barriga de fora,adereço na testa e cabelo colorido. O estilo sendo tachado como de mau gosto na época , ainda é mantido por ela hoje em dia com algumas alterações; já que ela se envolveu no lado mais sofisticado do mundo da moda.O álbum mais vendido da banda '' Tragic Kingdom '', ainda é citado como o favorito de muitos, sendo suas faixas ainda usadas em trilhas sonoras de filmes e séries . O maior hit da banda, Just a Girl , merece ser lembrado como um hino feminista ''Eu sou apenas uma garota, pequenininha e delicada .Então não me deixe com nenhum direito''.
Gwen possui sua própria marca , L.A.M.B.,inspirada nas iniciais de seu álbum solo '' Love. Angel. Music. Baby.'' .Álbum esse que influenciou várias artistas como Katy Perry e Iggy Azalea e fez sucesso mundialmente, principalmente com a faixa '' Hollaback Girl  '' . Gwen e sua banda retornaram às atividades após mais de 10 anos sem gravar. O novo álbum ''Push and Shove'' lançado em 2012 ,assim como o novo álbum citado do Garbage, tenta trazer as antigas influências . No caso do No Doubt, nota-se a combinação do ska e new wave já antes feita pela banda. Infelizmente, Tom Dumont, guitarrista do No Doubt , postou  recentemente no seu twitter que a banda estaria tendo outro hiato com previsão de voltar ainda esse ano. Enquanto esperamos a volta da banda, vale a pena curtir os hits do último álbum.



 
      
      
    
                       Gwen é casada com o vocalista da banda Bush, Gavin Rossdale.                            


Comentários

Popular no Blog...