Minha foto
Larissa Oliveira
Sergipana e professora bilíngue, admira os mais diversos tipos de arte e já teve seu momento Twin Peaks, além de epifania ao ler o romance que dá nome a este blog, A Redoma de Vidro de Sylvia Plath. Este Blog nasceu em 2014 e é dedicado a críticas de filmes, livros, séries e música, sendo que as dos três primeiros contêm spoilers. Boa leitura!

A parceria entre Michael Fassbender e Steve Mcqueen

Parece mesmo que a parceria Michael Fassbender + Steve McQueen só rende bons frutos a ambos.
Tudo começou em 2008, quando Fassbender conseguiu o papel de protagonista no filme Hunger (Fome em Português), mas por incrível que pareça, Steve o achou arrogante quando o conheceu. 
O filme retrata a greve de fome numa prisão da Irlanda do Norte iniciada por Bobby Sands  (dirigente do IRA), papel no qual Michael perdeu 16 quilos. A entrega dele a esse personagem e a franqueza com que a produção do longa foi feita, fez de Steve o ganhador do prêmio de melhor diretor do Festival de Cannes daquele ano. A partir daí, Steve tinha certeza de que outros projetos ao lado de Fassy (apelido do ator segundo os fãs) dariam muito certo.



Foi em 2011 com o polêmico Shame (Vergonha em Português), que Michael ganharia o prêmio de melhor ator no Festival de Veneza e uma indicação ao Globo de Ouro . Apesar de entre 2008/2011 ter feito sucesso com seus papéis nos filmes de outros diretores como: Um método perigoso (David Cronenberg e Bastardos Inglórios (Quentin Tarantino), foi seu papel em Shame que mais se destacou nessa época. O filme relata a história do viciado em sexo e bem sucedido profissionalmente, Brandon Sullivan, que no  auge do seu vício chega até a frequentar uma boate gay. Assim como em Hunger, os protagonistas de Shame são representados da maneira mais crua possível e isso foi repetido no mais recente trabalho da dupla.



  12 anos de escravidão é sem dúvidas merecedor do prêmio de melhor filme no Oscar 2014. Neste filme, Michael não foi o protagonista mas, seu trabalho, mais uma vez, lhe proporcionou ótimas críticas e indicações a prêmios. Filme que tal como Hunger, foi baseado em fatos reais; e traz a história de Solomon Northup , um negro nascido livre que é vendido como escravo. Solomon acaba indo trabalhar na plantação de um proprietário interpretado por Fassbender e só será libertado após 12 anos com ajuda de um abolicionista (Brad Pitt). O papel de Michael surpreendeu novamente porque mostra ao mesmo tempo um homem de facetas ambíguas. Uma das cenas que mais destacam a atuação dele nesse filme é sem dúvidas quando pede para Solomon açoitar a escrava interpretada por Lupita Nyong'o. 


                                                                                                   
 Essa forte união entre Fassy e McQueen  renderá muita coisa boa pela frente. A amizade entre os dois é tão forte que até rolou selinho na cerimônia do Oscar deste ano.


                                      
                                                                        
 

                            

Comentários

  1. Fiquei com vontade de assistir ao filme "12 anos de escravidão", mas, não sei por qual motivo especificamente, não o procurei ainda. Acho que pelo fato de ter vários em minha lista para esse ano, e ainda muitas coisas para estudar.
    Gostei da crítica, simples e direta. Faz uma sobre as obras do Xavier Dolan, gostaria muito de vê-la sob sua perspectiva, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel , obrigada pelo comentário :) . Então , eu recomendo esse filme pra você se realmente curtir um drama seco , sem pitada de romance ou alguma surpresa no meio da trama . E sobre Xavier, eu curto muito os 2 primeiros filmes dele ,e quando eu tiver alguma ideia boa na mente posto algo sobre ele aqui . Valeu .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Popular no Blog...